Casamentos

Elopement Wedding - Fugir para casar?

"Fugir para Casar? Casamento na Fuga? Casamento a Dois?"

Por que está aumentando a fuga dos casamentos gigantes?



Em inglês Elopement Wedding é um estilo de casamento que era feito quando a família não aprovava a união, seja pela cultura, religião ou qualquer outro tipo de empecilho porém. Hoje esse termo é usado para rotular o casamento em que os noivos decidem por simples vontade própria casarem-se isoladamente. Mas com não é uma fuga de verdade, além do Celebrante ainda temos a equipe que vai registrar o momento, como o fotógrafo e videomaker e as vezes até cerimonialista.


A indústria de casamentos movimenta mais de 15 Bilhões de Reais no Brasil todos os anos. E todos os anos esse aumento se mostra considerável, sem contar a busca por perfeição que vemos nas redes sociais para que o casamento seja marcante e perfeito. Apesar disso o Pinterest mostrou um aumento de 128% nas pesquisas por Elopement Wedding.


Um grupo cada vez maior de casais está optando pelo casamento sem a pompa, pressão e tradições dos casamentos “comuns”. Visto que o Elopment Wedding é um casamento somente com o casal e sem qualquer convidado, fica mais fácil fazer um casamento em locais muito diferentes dos que vemos normalmente. Fazendo assim com que os registros fiquem impressionantes.



Casal Juliana e Mateus fotografados pelo meu amigo Samuel Gomes em Mairiporã - SP

Um outro dado vindo do Pinterest mostra um aumento de 32% nas pesquisas de casamentos nas montanhas, além disso ainda teve um aumento de 441% para casamento no quintal, 94% para pequena cerimônia ao ar livre e 511% para Casamentos pequenos na praia!


Interessante notar que esses dados foram coletados em 2019, antes de começar esse período de quarentena em que estamos em 2020. Com certeza esses dados subiram muito nesse ano.


"Trata-se de fugir de um evento que parece arcaico para muitos e desconfortável para outros"


Hoje a busca por um casamento pequeno não se trata de uma fuga da família como era no passado, mas sim a fuga de um compromisso que na maioria das vezes é somente para agradar os convidados.

A Revista Época mostrou que em 2015 o valor de um casamento completo pode começar em R$16.640,00 e chegar a R$64.630,00 ou mais!


"Historicamente, as fugas aconteciam se um casal precisasse se casar em segredo porque era improvável que a aprovação fosse concedida", disse Hamish Shephard, fundador do Bridebook.co.uk, aplicativo de planejamento de casamentos. "É menos provável que o casal moderno dependa de obter permissão da mesma maneira hoje em dia, mas a idéia romântica de escapar de mãos dadas para trocar votos em segredo ainda é atraente ".


Algumas pessoas ainda veem esse tipo de casamento como sendo um pouco fora de realidade por ter sonhado a vida toda em entrar no seu casamento vestindo um vestido maravilhoso enquanto todos os observa caminhando lentamente no tapete vermelho. E isso não está errado! Afinal o casamento deve ser como o casal sonha.

Para muitos, a ideia de desapontar amigos e familiares impede que eles se casem em particular. Salmon, que atualmente está planejando seu casamento no exterior, diz que a pressão da família definitivamente influenciou sua decisão de organizar núpcias em larga escala.


"Eu me preocupo com as pessoas cujos sentimentos serão feridos se não forem incluídos no grande dia - e sim mãe, estou falando com você", ela ri. "As diferenças culturais também podem ter um papel. Sou meio brasileira e nessa cultura, é muito raro ter um casamento que não envolva seus parentes e família. Tenho certeza de que outras noivas podem experimentar isso como bom."


Além do Elopement Wedding ainda existem outros casamentos menores que o Casamento “normal”, mas ainda assim intimista. É o caso do Mini Wedding que normalmente tem uma média de 10 pessoas, podendo ser parentes próximos ou alguns amigos muito achegados.



Mini Wedding do Bryan e Rose em Viamão - RS

Esses podem ser feitos em locais isolados tal como o Elopement, porém alguns casais optam pelo aluguel de um local, juntamente com uma refeição para os poucos convidados.

Ainda outra alternativa que está em alta atualmente é o Elopement Wedding ou Mini Wedding que depois de certo período (as vezes no aniversario de um ano) o casal opte por uma festa para todos os amigos e familiares.


Existem muitas alternativas para todos os tipos de casais, desde os mais intimistas até os mais extravagantes. Todos merecem ter seus votos celebrados de uma forma ou de outra e assim terem uma vida feliz juntos depois!

Tags

Elopement Wedding Elopement Wedding Fuga Montanha Mini Wedding Mini